domingo, janeiro 20, 2008

Thinnovation

sábado, janeiro 12, 2008

(7-8/12) é bom saber esperar ... e de qualquer maneira



Dizem muitas vezes que o tempo é o melhor remédio para curar determinadas maleitas. Na saúde isso é mesmo assim, só o tempo consegue curar algumas feridas. Mas saber esperar pode também revelar-se uma oportunidade. Há momentos inoportunos para tudo, seja na vida, seja nos negócios é necessário encontrar o equilibrio e o ponto no tempo mais adequado ao nossos objectivos. Por vezes, quanto mais importante o motivo pelo qual necessitamos de esperar, mais demorada parece a espera. Colocamos alertas, "contdowns", algo que nos vá lembrando que está quase a chegar o momento. A ansiedade por este momento pode não ser muito saudável. Porque não irmos pensando naquilo que roda à volta do tão esperado momento. Por ex. tenho uma apresentação importante daqui a quinze dias. Para além da necessária preparação, podemos também aproveitar o tempo de espera para investigar sobre a nossa audiência, o espaço onde se vai realizar a apresentação, aprofundar alguns temas mais relacionados com o assunto principal, etc. A ideia básica consiste em despertar-mos para outros assuntos ou actividades que se relacionem com o motivo do nosso compasso de espera. Ou talvez não. Quem sabe,o melhor por vezes é desligar o botão e pensarmos em algo completamente diferente, só assim podemos quebrar vícios de pensamento e raciocínio, muitas vezes obstáculos às novas ideias.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

WalkScore

Olá Humberto,

Encontrei um site engraçado e resolvi partilhar contigo, porque acho que tem alguns aspectos que poderás achar interessantes:
http://www.walkscore.com

A ideia do site é calcular um "walk score" de uma determinada morada.
Este "score" é calculado em função das lojas, restaurantes, parques, etc. que se encontram na vizinhança a uma distância razoável para ser feita a pé.

Defendem os autores que quanto mais "caminhável" for um bairro, melhor a qualidade de vida de quem habita nele e consequentemente mais valiosas são as habitações nesses bairros.
São várias as vantagens apontadas: caminhar é bom para a saúde, não polui, contactamos mais com os vizinhos aumentando o nosso "capital social", incentiva o comércio local, etc.

Infelizmente, parece-me que em Portugal não é possível calcular este score, pois não há registos das lojas existentes.
Experimentei "av republica, lisboa" e não apareceu nada.
Mas se colocar "ramblas, barcelona", já aparecem várias lojas referenciadas.
Não percebi se são os comerciantes que referenciam no google as suas lojas ou se este utiliza alguma fonte...

Apesar de para Portugal não ter conseguido calcular nenhum score por falta de lojas referenciadas, achei muito interessante as vantagens apresentadas de um bairro caminhável e o que é que o define.
Leio estes artigos e depois olho para o planeamento de território que se faz em Portugal e só me apetece imigrar :-(


Abraço.

Filipe Henriques