terça-feira, junho 24, 2008

Innovation Timeline

Espelhar numa linha temporal as principais inovações que ocorreram não é tarefa fácil.
A revista Wired tenta efectuar o mesmo, mas atribuindo um grau de importância através de um processo aberto de votação. Mas atenção comparar um iPod com a descoberta da Álgebra tem que se lhe diga!
(12/12) se estiver tudo bem, então dedique-se à pesca

(11/12) é bom não perdermos a criança que está dentro de nós...


E para a exercitar recomendo:

Tikatok - desenhas os teus bonecos de criança, depois carrega-los aqui neste site e faz com eles uma história para contares.
Doozla -uma aplicação de desenho feita para crianças. Simples..., escolhes o pincel e podes pintar o coelhinho, o avião, ou mesmo sobre uma fotografia do teu pai. :)

segunda-feira, junho 23, 2008

(10/12) Cuidado com as dependências ...



Basicamente mantenha-se atento à sua vida, ao seu dia a dia. Arranje disponibilidade mental para pensar sistematicamente se está a seguir o caminho que quer. Na fique dependente do "ir na corrente" só porque pode ser mais confortável. Calma e paciência é imperativo.
Nenhum destes conselhos funciona se não estivermos dispostos a segui-los. Vivemos num mundo cada vez mais organizado, e por esse motivo, existem cada vez mais regras com as quais temos de lidar (por ex. ver um determinado espectáculo pressupõe naturalmente fazer uma reserva prévia, caso contrário podemos não ter bilhete no próprio dia) e das quais somos mais dependentes. Temos de aprender a lidar com elas da melhor forma. Hoje em dia quando falta a electricidade sentimos como que uma sensação de vazio, de impotência .... do género "E agora o que é que eu faço?". Em "breve" quando tivermos uma falha de "networking" em casa vamos ter uma sensação algo semelhante!

Congresso Internacional de Criatividade e Inovação 2008
Espaço Luso-Espanhol



Este congresso é organizado em conjunto pela APGICO, ASOCREA e pelo GAIM, vai decorrer em Outubro e tem como objectivos:
  • Partilhar trabalhos de investigação e experiências nos diferentes campos de estudo da Criatividade e da Inovação;
  • Repensar fórmulas de colaboração entre o espaço Iberoamericano e a Europa, que promovam uma cultura de solidariedade e respeito pela diversidade;
  • Estabelecer pontes entre as várias áreas da criatividade e a sua transformação em inovação nas organizações do mundo empresarial.
Estão a aceitar contribuições académicas e não académicas que encaixem em quatro vectores de discussão: a) Ideias em movimento - apresentação estruturada de uma ideia para discussão e reflexão, qual a originalidade e exequibilidade que lhe está associada; b) Inovação em acção - apresentação de casos com exemplos de boas práticas, onde será dado mais relevo aos casos de cooperação entre Portugal e Espanha; c) Viver a criatividade e a Inovação - ateliers de discussão interactiva e de apresndizagem com as experiências dos participantes. Explorar as dinâmicas dos processos de inovação, e d) Trabalhos académicos - apresentação e aprofundamento de estudos sobre a tema de inovação, que permitam o desenvolvimento desta temática.