KNOWLEDGE BROKERS
Knowledge brokers são empresas que atravessam o domínio múltiplos mercados e tecnologias desenvolvendo um processo de inovação que consiste na transferência de conhecimento de onde existe para onde não existe.
Estas empresas inovam combinando de forma relevante, diferentes formas de utilização de conhecimento e tecnologias já existentes. Mais do que um conhecimento especializado procuram um conhecimento diversificado e heterogéneo de várias indústrias.
Modelo de inovação através de knowledge Brokering
O conhecimento de processos e ferramentas que têm é adquirido através do acesso a uma grande variedade de industrias, aprendendo o conhecimento diverso e específico que reside em cada, ligando as experiências do passado a soluções para problemas correntes.
O autor apresenta um conjunto de actividades subjacentes ao modelo:
- Acesso a uma grande diversidade de industrias
- Aprender o conhecimento diversificado das indústrias
- Ligar o conhecimento através dos contextos empresariais e das indústrias.
- Concretização das ideias em realidades.
Como fonte de inovação, o conhecimento adquirido pela interacção com várias indústrias pode ser mais rentabilizado do que o adquirido num programa de R&D, dada a velocidade a que os mercados evoluem.
Sempre que uma empresa vai a um cliente aprende algo de novo, e isso aumento o seu valor e conhecimento.
Aprender também com os erros cometidos pelas empresas, e direccionar esse conhecimento e esforço em projectos particulares. As competência core de uma empresa KB é acima de tudo de encontrar soluções para problemas.
Como suporte a estas actividades é desenvolvido uma base de conhecimento onde registam o amplo conhecimento diversificado adquirido ao longo do tempo e que vai servir de input para novos projectos no futuro. Utilizam esta informação através de um processo de analogias para ligar experiências passadas a problemas de projectos correntes.
Um dos principais problemas neste processo de inovação é o da explicitação do conhecimento, que normalmente se encontra na cabeça das pessoas, e mesmo depois de explicitado numa base de conhecimento pode ser pouco eficiente de consultar. Normalmente num processo de inovação um KB não sabe exactamente o que procura, sendo um processo que toma inicio utilizando processo de pesquisa informal.
Por fim todo este processo só faz sentido se todas estas ideias inovadoras foram congregadas na implementação num produto final junto como os clientes, é mesmo nesta fase que as empresas KB têm uma grande oportunidade de aprender acerca das soluções e problemas em cada indústria.
sábado, março 12, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário