terça-feira, agosto 08, 2006



Reinventar o Sistema Operativo

Hoje deu início mais uma World Wide Developer Conference (WWDC) da Apple. Entre as principais novidades do evento de arranque, esteve a apresentação do Mac Pro (finalizando assim a transição da gama de produtos Apple para Intel), e uma apresentação à nova versão do sistema operativo da Apple, o Mac OS X Leopard.

A Apple tem sido uma das empresas mais inovadoras na área da informática. Os seus produtos são referências ao nível da capacidade e facilidade de utilização, mantendo uma progressiva linha de inovação.
Embora a WWDC seja mais orientada para programadores foi interessante observar alguns conceitos inovadores apresentados. Dois dos que me chamaram mais a atenção vão estar embutidos na próxima versão do sistema operativo.

1. Time Machine - uma forma completamente inovadora de gerir um sistema de salvaguarda e recuperação da informação. Sim, aquilo que todos deviam fazer, mas ninguém faz, ou quando faz, depois não encontra o que pretende. Com a "máquina do tempo" a salvaguarda é feita em background de forma transparente e a recuperação é feita simples e literalmente olhando para trás no tempo.
2. Web Clip - a ideia aqui é dar ao utilizador a capacidade de ser ele próprio a construir os seus programas. Neste caso pode construir e montar páginas na internet e acompankar a sua evolução ao longo do tempo. Por exemplo, posso querer ter um widget (programas redidentes em memória com utilitários, à distãncia de um click) que me disponibilize os resultados semanais do Euromilhões, tal como é mostrado na página da Santa Casa.

No primeiro claramente conseguiram dar uma nova forma ao processo de recuperação de informação, tornando-o acessível a qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos. No segundo quase que pode ser o caminho para aquilo que no futuro deverão ser os sistemas operativos, programas totalmente ajustados a cada utilizador, não só nas preferências das cores ou nos fundos de ecrã, mas mais ao nível da essência na utilização do computador, na forma como se trabalha com os programas, que funções mais utiliza, de que forma é que cruza tarefas, etc.

Das funcionalidades apresentadas para esta nova versão algumas são apenas melhoramentos das versões anteriores. Contudo o Windows Vista vai ter incluído uma grande parte delas, ou seja vai ter no futuro funcionalidades que já são do passado.

Sem comentários: