sexta-feira, outubro 20, 2006



Gestor de Mail

Mais conhecido por Outlook Express para quem usa Windows ou Mail para quem usa Mac OS X, ambos são os gestores de correio electrónico que cada um dos sistemas operativos oferece. Estes programas são certamente dos mais usados diariamente na utilização de um computador, seja para um gestor de projecto, para um professor, para um designer gráfico, diriamente chegam inúmeras mensagens às nossas caixas de correio.
Hoje em dia o contacto com várias entidades e empresas já pode ser feito quase na totalidade por email, é um método rápido e simples de utilizar. É assim normal que muitos utilizadores começem a ter alguns anos de correio no seu computador, o que significa que parte da sua vida e trabalho encontram-se nessas mensagens.
Para explorar esta informação já temos algumas ferramentas, como funções de pesquisa, categorias, pastas de organização, entre outras, mas todas elas desenvolvidas e orientadas sob o ponto de vista do email.
Imaginem agora que em vez dessas ferramentas o nosso programa de gestão de mail, extrapolasse para o conceito da semântica do email, do seu significado e relações que estabelece? Funções que permitissem pesquisar e explorar não apenas o email, mas também toda a restante informação espalhada pelo computador que com as mensagens se relaciona.
O que se pretendia seria por exemplo numa pesquisa de mensagens por um determinado assunto, para cada mensagem devolvida associada a ela viessem também os contactos mais relacioanados com os remetentes dessas mensagens, as mensagens que troquei um mês antes e depois com eles, as mensagens nas quais reenviei os seus anexos, fotografias relacionadas com essas mensagens nas datas especificadas, entre outras possibilidades. Uma àrvore de relações entre mensagens, contactos, eventos, e documentos segundo os mais variados atributos.
O correio electrónico, pelo conteúdo da informação que concentra pode e deve ser explorado de formas inovadoras, mais ricas e que sistematizem o raciocinio humano.

1 comentário:

Ana Neves disse...

Esse conceito é óptimo e acredito que não estejamos longe de poder "brincar" com algo desse género. A verdade é que várias empresas têm pensado o desenvolvimento desse tipo de funcionalidade mas no contexto organizacional como forma de criar ligações entre colaboradores, evitar redundâcias e maximizar o trabalho já efectuado. O que acontece é que a funcionalidade tem implicações legais relacionadas com o acesso ao email particular de cada colaborador. Embora as organizações se estejam a precaver neste aspecto, com cláusulas nos contractos, há também o aspecto da confiança: se os colaboradores sabem que o seu email está a ser "vigiado" podem deixar de trocar alguma da informação que era uma das razões de ser deste tipo de funcionalidade.
Vamos ver o que o futuro nos reserva mas esta é, sem dúvida, uma área bastante interessante.