quarta-feira, dezembro 13, 2006


Plataformas Geográficas Agregadoras de Informação

Ontem, ao ouvir o podcast Ciência da Antena 1, tive conhecimento de algo que já me tinha ocorrido, mas relativamente a outras matérias. Trata-se do lugar GripeNet. Este lugar online é um projecto enquadrado no âmbito dos "Sistemas Participativos de Vigilância Epidemiológica", com origem na Holando em 2003 e que tem como objectivos:
- informar e difundir conhecimentos sobre a gripe;
- recolher informação relativa ao estado de saúde da população através de inquéritos online.
Com esta plataforma pretende-se da sociedade uma participação activa na prevenção e no estudo da gripe. Um dos pontos interessantes é a capacidade de mapemaento geográfico do estado gripal e sintomas pelo país. Uma noção gráfica, intuitiva e de utilidade tanto para quem estuda o problema, como para quem se preocupa e quer manter-se atento a esta questão. Mais informações sobre o projecto GripeNet aqui.

Agora imaginem que se aplica esta filosofia a outros objectivos. Por exempl,o uma plataforma que agregue informação sobre o nível e grau de sustentabilidade e de responsabilidade social das empresas, onde os consumidores podessem informar-se sobre quem faz os produtos que compram ou que consomem. Ou por exemplo, uma plataforma que agrega-se geograficamente aquilo que todos os nosso responsáveis políticos já sabem, atrasos, tempo de espera de consultas no centros de saúde e nas urgências dos hospitais.
A disponibilização de informação complexa de forma simples e intuitiva é o um dos desafios desta sociedade da informação e do conhecimento. Tornar algo que é complexo simples ao utilizador, e deixar toda a complexidade para os bastidores deve ser uma preocupação de quem tem a responsabilidade de transmitir factos e acontecimentos.

Sem comentários: