A BCG tem proporcionado ao longo dos ultimos anos um relatorio onde aborda o tema da inovação. Um dos principais objectivos deste relatório é dar uma visão geral e profunda de como os processos de inovação estão a ser encarados pelos executivos das empresas.
Algumas das conclusões retiradas deste trabalho foram:
- Innovation remains a top strategic focus for many companies, with 72 percent of the executives we surveyed ranking it a top-three strategic priority versus 66 percent in 2005.
- Seventy-two percent of respondents said their companies will increase spending on innovation in 2006.
- At the same time, many executives—nearly half of those surveyed—remain unsatisfied with the financial returns on their companies’ investments in innovation.
- Executives consider Apple Computer, Google, 3M, Toyota Motor, and Microsoft the world’s most innovative companies, with Apple the clear leader.
- Globalization, organizational issues (such as metrics and measurement, structure, and people), and leadership remain three of the biggest challenges facing companies that are seeking to become more innovative.
Uma das questões cm maior foco no relatório foi a complexidade inerente à medição do retorno dos projectos de investimento em inovação. Se por um lado estes investimentos têm vindo a crescer e foram considerados por uma grande percentagem de executivos como muito importantes para o sucesso das empresas, por outro lado, quando se questionou a alocação efectiva de recursos verificou-se um foco essencialmente nos tipos de inovação de maior contenção ( por ex, inovação derivada de melhoria sob produtos/serviços existentes) e alguma insatisfação com os retornos obtidos e objectivos alcançados. Medir inovação é complexo, existe ainda muito trabalho a realizar até se encontrar ferramentas e sistemas de mensuração objectivos do sucesso ou insucesso destes projectos.
Apresentam o conceito de "cash-curve" da inovação que se baseia no ciclo de vida de um produto. Não sendo uma ferramenta perfeita e completa para medir inovação, demonstra uma grande capacidade no fornecimento de uma percepção do cumprimento dos objectvos ao longo do tempo.
São apresentadas também no relatório, as empresas que foram consideradas pelos executivos como sendo as mais inovadoras, identificando para cada uma delas os principais factores que as distiguem. Uma forte cultura organizacional e a capacidade de percepção da mente dos consumidores foram dos factores que mais apareceram referidos.
Por fim alguns focos de análise considerados relevantes para o desenvolvimento da inovação:
Globalização, pelo acesso a um múltiplo porfolio de conhecimento e talentos, pelos tempos de desenvolvimento dos produtos cada vez mais rápidos e um melhor acesso aos mercados locais.
Organização, para a qual não existe uma estrutura ideal de suporte à inovação, no entanto é fundamental um alinhamento de cultura, objectivos e tácticas no compromisso para com a inovação, a capacidade de medir os projectos e um ambiente empresarial que fomente a geração de ideias, criatividade e motivação.
Liderança, um driver fundamental para uma identificação da empresa no mercado como inovadora, e que alavanque os processos internos fulcrais para a responsabilização e compromisso para com as iniciativas de inovação.
Sem comentários:
Enviar um comentário