sexta-feira, abril 27, 2007


O funil para a inovação

Quanto custa manter um ritmo constante de inovações, quantas ideias são necessárias gerar, quantas inovações devem ser produzidas por ano?
Questões que não têm uma resposta única, mas cuja resposta se deve procurar encontrar.

Fundamentalemente dependem de três factores:

- Dinheiro disponibilizado pela empresa
- Capacidade dos recursos humanos
- Capacidade absorção de novas ideias

No podcast Killer Innovations que ouço regularmente Phil Mckinney tenta concretizar as respostas para estas perguntas. Segundo ele existe um funil para a inovação. Basicamente de um conjunto de ideias plausíveis apenas algumas podem tem possibilidade de passar pelo funil para serem utlizadas num produto comercial.
Partindo de um produto/serviço inovador lançado por ano, o que deve ser feito por empresa para atingir este objectivo?
1º A ideia geradora da inovação deve partir da análise de um conjunto de 11 ideias candidatas devidamente estudadas e que podem claramente ser utilizadas.
2º Cada uma das 11 ideias anteriores deve ser o resultado da análise de 110 conceitos, explorados por equipas multidisciplinares.
Mas mais importante do que fazer esta aritmética para encontrar o número mágico que nos leva à inovação e pensar também na sua sustentabilidade, ou seja, manter o funil continuamente cheio.
O inovador de ocasião é aquele que brilha, mas apenas uma vez. Talvez até seja o mais valorizado. Mas o genial é aquele que, após sucessivos fracassos, finalmente encontra a sua ideia.





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