terça-feira, maio 22, 2007


Wind Shaped Pavilion - uma casa ao sabor do vento


Uma das preocupações cada vez mais na ordem do dia tem a ver com a questão energética. Existem vários estudos que apontam para o já ultrapassado pico do petróleo, pelo que urge a necessidade de encontrar fontes alternativas e principalmente a procura da eficiência energética.

Mandaram-me recentemente uma mensagem muito interessante. Apresenta uma "casa" que assenta numa platforma giratória a qual pode rodar em função do vento, permitindo uma apresentação e uma vista de dentro sempre diferente - conforme o vento Para além disso este movimento é aproveitado para a geração de energia a ser utilizada pela própria casa. . Claro que existem outras questões a ponderar num projecto desta ambição.

The Wind Shaped Pavilion is a design proposal for a large fabric structure that can be used as a public or private pavilion. As a lightweight fabric structure, the wind slowly and randomly rotates each of the six segments around a central open support frame. This continually alters the shape of the pavilion, while at the same time generating electrical power for its nighttime illumination.
O projecto é de 2006 da autoria de Michael Jantzen que tem desenvolvido vários projectos inovadores. Podemos encontrar no seu portofloio outros projectos baseados na combinação espaço/energia como por exemplo o estudo sobre Wind Shade Roof .

Sem comentários: