sexta-feira, abril 27, 2007


O funil para a inovação

Quanto custa manter um ritmo constante de inovações, quantas ideias são necessárias gerar, quantas inovações devem ser produzidas por ano?
Questões que não têm uma resposta única, mas cuja resposta se deve procurar encontrar.

Fundamentalemente dependem de três factores:

- Dinheiro disponibilizado pela empresa
- Capacidade dos recursos humanos
- Capacidade absorção de novas ideias

No podcast Killer Innovations que ouço regularmente Phil Mckinney tenta concretizar as respostas para estas perguntas. Segundo ele existe um funil para a inovação. Basicamente de um conjunto de ideias plausíveis apenas algumas podem tem possibilidade de passar pelo funil para serem utlizadas num produto comercial.
Partindo de um produto/serviço inovador lançado por ano, o que deve ser feito por empresa para atingir este objectivo?
1º A ideia geradora da inovação deve partir da análise de um conjunto de 11 ideias candidatas devidamente estudadas e que podem claramente ser utilizadas.
2º Cada uma das 11 ideias anteriores deve ser o resultado da análise de 110 conceitos, explorados por equipas multidisciplinares.
Mas mais importante do que fazer esta aritmética para encontrar o número mágico que nos leva à inovação e pensar também na sua sustentabilidade, ou seja, manter o funil continuamente cheio.
O inovador de ocasião é aquele que brilha, mas apenas uma vez. Talvez até seja o mais valorizado. Mas o genial é aquele que, após sucessivos fracassos, finalmente encontra a sua ideia.





quarta-feira, abril 04, 2007

Cenas de um "presente" inovador

from Cenamps

terça-feira, abril 03, 2007


Projecto "Open Source Car"


Fazer saltar os principios do "open source" da caixa do intangível e d
o virtual para produtos e elementos físicos. Foi apresentado recentemente no AutoRAI em Amesterdão o primeiro protótipo de carro Open-Source denominado por C,mm,n.
Não, o carro não é gratuito.
O que é gratuito é a sua concepção. Todos os desenhos, estudos e especificações técnicas desenvolvidos por uma comunidade ao longo dos últimos 8 anos estão disponíves para consulta livre, dando ao utilizador uma maior flexibilidade para adaptar o carro aos seus anseios, anseios estes que deverão ser por sua vez também partilhados.
O objectivo do C,mm,n é ser um carro simplesmas sólido, multifuncional, amigo do ambiente, de fácil manutenção, modular e verdadeiramente internacional. Bom, demasidos objectivos para se atingir simultaneamente.

Conceived by the Netherlands Society for Nature and the Environment (or "Stichting Natuur en Milieu") and technical universities of Delft, Eindhoven and Enschede, the c,mm,n was designed for more sustainable driving with a zero-emission hydrogen engine. More unique, though, is the fact that the designers are using an open-source model to improve upon their work: according to Core77, "The vehicle's technical drawings and blueprints are freely available online, and everyone is invited to add their own ideas and modifications, provided of course that these are shared again with the community."

O interessante no meio disto tudo é a abertura do conceito de open source para além do software, de onde é originário. A possibilidade de se recriar os produtos e serviços é evidente, o desejo por adquirir bens únicos e pessoais é crescente, mas as respostas ainda são escassas. Vamos mudar ...