segunda-feira, fevereiro 16, 2009



Novos serviços em telecomunicações

Está na altura das empresas de telecomunicações darem mais um salto. Estamos a assistir a uma convergência no mercado de consumo em telecomunicações para o tráfego de dados. E é natural que assim seja, até porque uma grande parte dos serviços disponíveis utiliza comunicação de dados e não comunicação de voz. Estamos a assistir por outro lado ao desenvolvimento de equipamentos móveis que permitem desfrutar de uma experiência de utilização nunca antes conseguida, veja-se o caso do iPhone e provavelmente também o do Pre.
O que talvez não se está a verificar com a mesma intensidade é uma agregação e combinação dos serviços. Uma das vantagens que os serviços têm face aos produtos é a sua facilidade de combinação e agregação com o objectivo de se conseguir abordagens inovadoras.
Um exemplo: tarifários agregados de voz + tráfego + skype. Desta forma, poderíamos por exemplo, fazer tanto uma chamada voz normal entre amigos, como decidir falar com um colega que esteja por ex. no Brasil via skype, tudo no mesmo equipamento, tudo de forma acessível e prática. Ou por ex. numa tentativa sem sucesso de falar com o meu colega via skype, ser automaticamente reencaminhada uma chamada de voz normal. Querem dar outros exemplos?

1 comentário:

Adriano disse...

A tendencia é integrar todos os meios (#G, skype, MSN, etc) em um só aparelho, vamos aguardar para ver o qeu as empresas lançarão em 2009