segunda-feira, abril 13, 2009

A Crise e a Inovação

Artigo na BusinessWeek aborda a relação das empresas que estão no ranking de inovação com as políticas de inovação em tempo de crise. Refere o artigo logo de inicio que:
Not that long ago, innovation was a must-do priority for business. Now research and development might seem more like vacation homes and new cars—luxuries that will have to wait for better times
O principio geral que determina a contenção ou a redução de investimento nas actividades de I&D e em políticas para o desenvolvimento de inovação, está relacionado com o gestão do risco. Em tempos de dificuldades o grau de incerteza apresentado por estas actividades não é compatível com a necessidade das empresas não poderem falhar. Por este motivo, empresas que habitualmente integram o ranking das top 25 empresas mais inovadoras estão a tomar medidas como: a) partilha de risco e de custos com recurso a empresas externas; b) desvio de emprego para locais de baixo-custo; c) aquisições.
Empresas como a Apple e a Google que lideram o ranking, apesar de terem menos votos para o ranking continuam na linha da frente, apesar de no caso da Google, segundo o artigo está a :
Resting on past glory (search). Spending a lot on new things but no new breakthroughs.

sexta-feira, abril 10, 2009

World Bank of Creativity

Previsto para arrancar este ano, mas ainda em versão beta, este banco de ideias lançado pela plataforma Ivity promete ser um marketplace de ideias com futuro. Assumindo um perfil de depositante, doador ou beneficiário, conforme o nosso objectivo de interacção neste mercado de ideias e com uma moeda própria, o ivity (à semelhança da moeda virtual Linden lançada no Second Life), o potencial para a geração, partilha e consumo de novas ideias é muito grande. Com uma vertente educacional e social, o que poderemos encontrar futuramente neste portal será um fluxo de conhecimentos que nos vai permitir desenvolver conceitos inovadores ao nível do desenvolvimento educativo. A interacção entre os vários agentes deste banco, quase como que uma micro rede social, irá ser um dos principais factores do seu desenvolvimento.
O WBC é como um banco comum, mas onde se depositam ideias que geram "dinheiro criativo", que tem como objectivo ser aplicado em projectos de educação pela criatividade, junto de crianças e adolescentes carenciados.