quinta-feira, novembro 01, 2007
(3-4/12) a vida torna-se pesada ... e parece que nos vai cair em cima
Falávamos de equilíbrio no último post. Como manter um determinado desiquilibrio para que a nossa vida, tenha mais sabor e conteúdo. A verdade é que nem sempre é fácil e por vez podemos mesmo "cair". Cair em desespero, cair numa cilada, cair num erro. O lado bom da questão é que estes acontecimentos são um oportunidade única para se aprender. Aprender com o erro requer alguma frieza no pensamento e na lógica de raciocínio. A cultura do erro não é muito bem vista em Portugal. Existe um medo geral em errar, e uma política de culpabilização de quem erra, o que gera dificuldades para a introdução de novas ideias e soluções, ficando-se apenas por opções mais conservadoras.
Não pode existir inovação, se não houver esta cultura do erro. A rotina domina os hábitos e quando damos por nós, praticamente não avançámos.
Quando se pensa um novo serviço ou um novo produto deve-se ter à partida consciência que até este chegar ao mercado com sucesso, várias mutações e vários erros vão ser consumidos. A vida torna-se dificil para as empresas que não querem mudar, porque simplesmente estão bem.
- Agora que chegou daquela reunião crítica, onde ia "explodir a bomba", escreva num papel as cinco principais causas do problema discutido. Depois elabore que acções deviam ter sido tomadas para que as causas fossem minimizadas.
- Pense e escreva a solução mais "louca" que utilizaria para resolver o seu último problema. Ah, claro que para isso precisa de escutar aquela música que lhe permite dar o click. :)
- Pensamentos negativos trazem coisas negativas, pensamenos positivos trazem coisas positivas.
- Muitas vezes ficamos bloqueados a uma ideia. Acontece normalmente quando estamos confrontados perante um aparente problema. O melhor a fazer nestas situações, é largar este peso, e fazer algo completamente diferente. Retome posteriormente a questão e verá que novas ideias surgirão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário