segunda-feira, julho 24, 2006

Incentivos públicos aos centros de inovação

Segundo uma notícia apesentada pelo Portal do Cidadão, os incentivos financeiros efectuados pelo estado ao centros de inovação, sejam eles centros tecnológicos, centros de transferência de tecnologia ou institutos de novas tecnologias, teve como resultado um valor seis vezes superior aos valores dos incentivos.


"A análise, que reporta a 2005, diz que o Estado apoiou em dez milhões de euros 34 centros tecnológicos, centros de transferência de tecnologia e institutos de novas tecnologias, enquadrados no sistema nacional de inovação. Porém, os projectos beneficiários realizaram cerca de 62,5 milhões de euros através de vendas ou prestações de serviço.

Segundo a AdI, as infra-estruturas tecnológicas tiveram um lucro na ordem dos 58 mil euros, o que significa que Portugal passa por uma fase mais equilibrada, após, em 2004, ter existido uma quebra para 12 mil euros, que se deveu a atrasos na aprovação de candidaturas a programas de incentivos públicos.

Contudo, o Governo considera necessária uma revisão do modelo de governação destas instituições, que, de acordo com as declarações do Secretário de Estado da Inovação, Castro Guerra, deve funcionar em rede tendo em consideração todo o sistema de inovação e não apenas as instituições."

Sem comentários: