quinta-feira, julho 20, 2006


A inovação por aquilo que não deve ser

Um dos podcasts que costumo ouvir regularmente é o "Killer Innovations" do Phil McKenny. É um programa onde o autor aborda o tema da inovação, da criatividade e do conhecimento desenvolvendo um conjunto de ideias relacionadas com a inovação, colocando no final sempre uma "killer question" para reflexão.
A inovação por aquilo que não deve ser foi um dos segmentos apresentados num passado programa, mas que achei interessante pelo facto de abordar o tema por aquilo que não se deve fazer para se ser inovador.
Portanto se quiser inovar só tem que seguir exactamente o oposto dos seguintes pontos:

1. Hire employees looking for safty in their roles
Um empregado que procure constantemente e de forma sistemática não assumir riscos nenhuns, sempre farão o mesmo da mesma forma e com as mesmas ferramentas.

2. Hire incompetent employees
Auto-explicativo, a dificuldade reside em conhecer antecipadamente a sua competência, mas como apenas quero os incompetentes, essa é tarefa fácil, ou não!

3. Keep salaries below the 75th percentile
Nunca percebi a razão de manter os salários altos. Eu quero competir pelo baixo salário, assim os bons profissionais não ficam à espera que lhe dêm mais valor, vão à procura dele noutras paragens.

4. Read The Ten Faces of Innovation and keep them out of your organization
Tudo o que respire a risco de negócio, desconhecido, imponderável deve ser sanado da empresa.

5. Treat Employees like garbage
Mais um factor de motivação. As empresas que não se preocuparem com os seus empregados no DIA-A-DIA deles terão apenas o seu trabalho, não terão o seu empenho, esforço e dedicação.

6. Reward conservative and marginal successes
Recompense apenas os sucessos marginais, mas que já eram previstos. Se juntamente com isso apontar e ridicularizar quem erra tem as condições ideias para deixar passar a inovação.

7. Only create customer-requested features
O cliente tem sempre razão, se ele não pediu nenhuma funcionalidade ou característica extra num produto ou serviço, não há necessidade de a criar. O cliente sabe o que quer, apenas e só tem que o escutar a ele.

8. Build a kingdom
Esta empresa é o seu reino. Tudo é comandado por si, tudo é ditado por si. Não olhe ao que se passa ao seu lado, à sua frente ou mesmo atrás de si. Afinal você é o rei.

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