quarta-feira, julho 26, 2006


SketchUp Your World


Para quem ainda não conhece o SketchUp, é uma ferramenta de modelação 3D, que nos dá a possibilidade de explorar o mundo tridimensional de forma simples e intuitiva. Ou não seria na filosofia Google.

"Google SketchUp (free) is an easy-to-learn 3D modeling program that enables you to explore the world in 3D. With just a few simple tools, you can create 3D models of houses, sheds, decks, home additions, woodworking projects - even space ships. And once you've built your models, you can place them in Google Earth, post them to the 3D Warehouse, or print hard copies."


Mesmo sendo uma ferramenta acessível (apesar de haver possibilidade de evolução para SketchUp Pro) não é de menosprezar o potencial que tem, tanto em termos de funcionalidades como no que respeita às suas capacidades de importação/exportação dos modelos.
Para além disso está também integrado com o Google Earth. De que forma? Por exemplo, desenhe o seu modelo no SketchUp, de seguida importa-se a vista corrente Google Earth e de seguida exporta-se o modelo "Share Model". O modelo desenhado passa a estar integrado no locais do Google Earth.
Existe mesmo um repositório de modelos no qual pode pesquisar até encontrar aquele modelo que lhe vai dar umas ideias geniais ;). Como por exemplo a Torre Eiffel.

Muito interessante, e vale a pena experimentar porque na verdade este programa é cativante e dada a sua facilidade de utilização e de integração com o mundo, visto pela Google (ou pelos satélites, se preferirem ;).

Ah, já agora vejam a minha humilde casa em projecto na Expo Norte ! :) . Se tiverem o Google Earth instalado, podem pressionar em "View in Google Earth" e admirá-la convenientemente no espaço envolvente.

Sem comentários: